No dia 18 de abril, dia nacional do livro infantil, aconteceu a nossa exposição literária com trabalhos de várias turmas sob orientação de diversos professores.
Alunos e alunas das 8ª séries apresentaram aos demais alunos da escola o programa: "a hora do conto" que gravaram e editaram para a rádio escolar: A Voz do Estudante.
No dia do livro infantil, durante a exposição literária, foram feitas várias sessões de audição da fábula: A lebre e a tartaruga que teve a sonoplastia editada pelo aluno Davi.
Este trabalho foi orientado pela professora de Língua Portuguesa: Rita de Cássia Peres e pela professora da sala informatizada: Cátia Fernandes.
Alunos e alunas do 1º ano, com a professora Cleideliz Comin, apresentam seus trabalhos sobre o Sítio do Picapau Amarelo.
Após a leitura pela professora, de alguns livros com personagens do sítio, as crianças pintaram desenhos, fizeram releituras dos textos e produziram seus próprios livrinhos.
Alunos e alunas do 2º ano, com a professora Débora Wildner, apresentam seus trabalhos a partir de textos do livro de Vinícius de Morais: Arca de Noé.
As crianças leram poemas e, em grupos, localizaram e pintaram as rimas. Depois as copiaram em fichas com as quais montamos os móbiles.
Para ilustrar o trabalho, fizeram dobraduras de animais que estão colados à arca, construída com caixas de papelão.
Alunos e alunas do 3º ano, com a professora Eliana dos Santos e seus trabalhos a partir do livro de Cecília Meireles: Ou Isto Ou Aquilo.
As crianças leram alguns poemas e exploraram as rimas. Após criarem um repertório de rimas a partir de diversos nomes de pessoas, elas criaram seus próprios poemas, utilizando um "decalque" da estrutura observada no texto: As meninas.
As alunas e alunos do 4º ano, juntamente com a professora Márcia Heerdt, mostraram seus trabalhos realizados a partir de Histórias em Quadrinhos.
A professora explorou os elementos deste gênero e as crianças produziram: cartazes de onomatopeias, desenhos com diferentes expressões faciais, termômetros de humor e por fim, criação de
tirinhas com uso de diferentes balões de diálogo.
Todos os alunos foram convidados a visitarem a exposição acompanhados de seus respectivos professores.
O bibliotecário Murilo Machado recebeu a turma do 2º ano para assitirem O Sítio do Picapau Amarelo, em homenagem a Monteiro Lobato.
A professora Nilza Martins e seus alunos e alunas do 5º ano, orgulham-se dos versos que criaram a partir do livro: Diversidade, de Tatiane Belinky.
Os alunos do 5º ano, com a professora Marilene de Carvalho, apresentam os versos de Tatiane Belinky com suas ilustrações.
O trabalho sugere uma reflexão sobre o respeito à diferença e a valorização de cada um do jeito como é.
A professora de artes plásticas: Cláudia Pierdona e seus alunos e alunas das turmas 72 e 83 apresentaram seus "blocos animados".
Neste expositor a professora de educação física: Rosângela Santos apresentou os livrinhos produzidos por seus alunos das turmas 53 e 75 sobre seus esportes preferidos.
Aqui os alunos observando o trabalho desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa: Rosilane Passos com seus alunos do 6º ano. Eles pesquisaram biografias de pessoas famosas (cartazes na parede) e confeccionaram personalidades utilizando sucata. Depois criaram suas autobiografias.
Um grupo orgulhoso de seus esforços para que a exposição acontecesse de forma organizada:
Professora Rita de Cássia Peres
Professora Cátia Fernandes
Bibliotecário Murilo Machado
Professora Daniela Guse Weber