20 de abril de 2012

Conselhos de Classe

       Nos dias 24 e 25 de abril estarão acontecendo os conselhos de classe do 1º bimestre, dos anos finais.  Nestes dias não haverá aula para os alunos do 6º ano, 7ª e 8ª séries porque todos os professores estarão participando do colegiado de classe.
   
 Pais e alunos poderão participar nos seguintes horários:
   
                       MATUTINO

       Turma 81:  dia 24/04, das 08:15 às 08:30h
       Turma 82:  dia 24/04, das 08:30 às 08:45h
       Turma 83:  dia 24/04, das 08:45 às 09:00h

       Turma 61:  dia 25/04, das 08:15 às 08:30h
       Turma 71:  dia 25/04, das 08:30 às 08:45h
       Turma 72:  dia 25/04, das 08:45 às 09:00h



                      VESPERTINO

       Turma 62:  dia 24/04, das  13:30 às 13:45h
       Turma 63:  dia 24/04, das  13:45 às 14:00h
       Turma 64:  dia 24/04, das  14:00 às 14:15h

       Turma 73:  dia 25/04, das  13:30 às 13:45h
       Turma 74:  dia 25/04, das  13:45 às 14:00h
       Turma 75:  dia 25/04, das  14:00 às 14:15h

A participação de todos é muito importante!

18 de abril de 2012

EXPOSIÇÃO LITERÁRIA

             No dia 18 de abril, dia nacional do livro infantil, aconteceu a nossa exposição literária com trabalhos de várias turmas sob orientação de diversos professores.



             


              Alunos e alunas das 8ª séries apresentaram aos demais alunos da escola o programa: "a hora do conto" que gravaram e editaram para a rádio escolar: A Voz do Estudante.
              No dia do livro infantil, durante a exposição literária, foram feitas várias sessões de audição da fábula: A lebre e a tartaruga que teve a sonoplastia editada pelo aluno Davi.
                Este trabalho foi orientado pela professora de Língua Portuguesa: Rita de Cássia Peres e pela professora da sala informatizada: Cátia Fernandes.

                      Alunos e alunas do 1º ano, com a professora Cleideliz Comin, apresentam seus trabalhos sobre o Sítio do Picapau Amarelo.
              Após a leitura pela professora, de alguns livros com personagens do sítio, as crianças pintaram desenhos, fizeram releituras dos textos e produziram seus próprios livrinhos.






          Alunos e alunas do 2º ano, com a professora Débora Wildner, apresentam seus trabalhos a partir de textos do livro de Vinícius de Morais: Arca de Noé.
      As crianças leram poemas e, em grupos, localizaram e pintaram as rimas. Depois as copiaram em fichas com as quais montamos os móbiles.
        Para ilustrar o trabalho, fizeram dobraduras de animais que estão colados à arca, construída com caixas de papelão.
                                                                        
            Alunos e alunas do 3º ano, com a professora Eliana dos Santos e seus trabalhos a partir do livro de Cecília Meireles: Ou Isto Ou Aquilo.
          As crianças leram alguns poemas e exploraram as rimas.  Após criarem um repertório de rimas a partir de diversos nomes de pessoas, elas criaram seus próprios poemas, utilizando um "decalque" da estrutura observada no texto: As meninas.


            
          As alunas e alunos do 4º ano, juntamente com a professora Márcia Heerdt, mostraram seus trabalhos realizados a partir de Histórias em Quadrinhos.
             A professora explorou os elementos deste gênero e as crianças produziram: cartazes de onomatopeias, desenhos com diferentes expressões faciais, termômetros de humor e por fim, criação de 
tirinhas com uso de diferentes balões de diálogo.




        Todos os alunos foram convidados a visitarem a exposição acompanhados de seus respectivos professores.
    







        O bibliotecário Murilo Machado recebeu a turma do 2º ano para assitirem O Sítio do Picapau Amarelo, em homenagem a Monteiro Lobato.









 

    



         A professora Nilza Martins e seus alunos e alunas do 5º ano, orgulham-se dos versos que criaram a partir do livro: Diversidade, de Tatiane Belinky.















          Os alunos do 5º ano, com a professora Marilene de Carvalho, apresentam os versos de Tatiane Belinky com suas ilustrações.
          O trabalho sugere uma reflexão sobre o respeito à diferença e a valorização de cada um do jeito como é.








      A professora de artes plásticas: Cláudia Pierdona e seus alunos e alunas das turmas 72 e 83 apresentaram seus "blocos animados".













          Neste expositor a professora de educação física: Rosângela Santos apresentou os livrinhos produzidos por seus alunos das turmas 53 e 75 sobre seus esportes preferidos.








          Aqui os alunos observando o trabalho desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa: Rosilane Passos com seus alunos do 6º ano. Eles pesquisaram biografias de pessoas famosas (cartazes na parede) e confeccionaram personalidades utilizando sucata. Depois criaram suas autobiografias.




 Um grupo orgulhoso de seus esforços para que a exposição acontecesse de forma organizada:
Professora Rita de Cássia Peres
Professora Cátia Fernandes
Bibliotecário Murilo Machado
Professora Daniela Guse Weber

16 de abril de 2012

O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA SEMANA MUNICIPAL DO LIVRO INFANTIL, NA EBM JOÃO GONÇALVES PINHEIRO

                 No dia 13 de abril, sexta, os alunos dos 1º, 2º e 3º anos assistiram um belo espetáculo de contação de histórias com a dupla Aline Maciel e Zig, patrocinados pelo SESC.
 



                      Na segunda, dia 16, alunos e alunas da 8ª série foram no contraturno ler para as crianças dos anos iniciais, a história de Júlia Donaldson: O Grúfalo.


            
                     Valeu a força! Nossos agradecimentos à colaboração de Heitor Cameu, Letícia Castilho, Talia de Paulo, Bruna Martarello, Estefani Alexandre e Natasha Veríssimo!!!

                       Na terça, dia 17, alunas do 6º ano também fizeram a leitura do livro para os alunos do turno matutino. Como narrador, contaram com a participação do bibliotecário da escola Murilo Machado.

                        As máscaras foram confeccionadas pelas alunas do 6º ano, sob coordenação da professora Daniela Weber.
                      Agradecemos a participação das alunas: Ágata Alilvi, Carolina Gallois, Natália Marozini, Alessandra Bia  e Mary Perez.
                     Agradecimentos também à professora Rita de Cássia Peres que estimulou as alunas e fez com elas alguns ensaios.

12 de abril de 2012

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO LIVRO INFANTIL

                     A programação externa da Semana do Livro Infantil acontecerá em diversos pontos da cidade. A programação completa você encontra no portal PMF, através do link abaixo.


                    A programação interna da escola acontecerá em pequenas atividades, conforme segue:
Para os anos do Bloco Inicial de Alfabetização (1°, 2º e 3º anos) havevá contação de histórias na sexta, dia 13 (com contadora do SESC) e na segunda, dia 16 (com alunos maiores, sob orientação das professoras).

Na quarta, dia 18, haverá exposição literária de trabalhos produzidos por alunos de diversas turmas e seus respectivos professores.

11 de abril de 2012

TRABALHOS PARA SEMANA MUNICIPAL DO LIVRO INFANTIL

Muitas turmas já estão trabalhando para a exposição programada para o dia do livro infantil, que acontece em 18 de abril.
                                                                           
   

  Acima, alunos e alunas do 2º ano trabalhando poemas de Vinícius de Moraes, explorando rimas e fazendo dobraduras para ilustrar a Arca de Noé.




À direita, alunos e alunas do 4º ano trabalhando com Histórias em Quadrinhos, explorando expressões faciais, diálogos e onomatopeias.