22 de abril de 2013

Professor Wladson premiado em 2013

               A Geografia da Horta nos Espaços da Escola

               Este projeto foi desenvolvido pelo professor Wladson Dalfovo, em 2012.


              O objetivo principal do projeto foi construir no aluno a percepção da importância de conhecer nosso espaço, assim como da necessidade de preservação da natureza e dos recursos que ela nos oferece, tendo a horta orgânica e o ensino da geografia como pano de fundo.

             O desafio na geografia foi desenvolver ações mais efetivas e primordialmente relacionar o uso da horta com a disciplina, pois pretendemos partir da geografia escolar dentro da sala de aula para os espaços da escola e do seu entorno (bairro e lugar), a partir da construção, manutenção e manuseio da horta e seu sistema de trabalho, composteiras e outros elementos.
             Trabalhamos questões da geografia escolar como um todo: como a transformação que o ser humano realiza no espaço geográfico, trabalhando então com a horta a questão ambiental e suas variáveis, entrando em temas relacionados ao clima local, ao solo, assim como questões sociais, econômicas, de sustentabilidade local, o estudo do meio e da ecologia e outros conceitos mais específicos.



              Com este projeto o professor Wladson participou do 3º Concurso Aprender e Ensinar, promovido pela Fundação Banco do Brasil e revista Fórum.
             O concurso recebeu 4. 698 inscrições de professores que tratam do tema tecnologia social em sala de aula. Destas, somente 68 professores (dois de cada estado e dos institutos federais) conseguiram se classificar para a última etapa.
                 As etapas do concurso eram divididas em três e cada uma recebia um prêmio: a primeira foi um resumo do projeto, onde o professor recebeu como prêmio uma assinatura da Revista Fórum; a segunda etapa era o projeto completo com os resultados, com o qual o professor recebeu um tablet; a última etapa, a qual o professor não fora classificado, tinha como prêmio uma viagem para a Tunísia para participar e apresentar o trabalho no Fórum Social Mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário positivo!
Incentive boas iniciativas.